Olhares do Cotidiano

21 de janeiro de 2006

Em extinção....

Posted by Picasa

1 Comments:

At seg. fev. 20, 04:08:00 PM AMT, Anonymous Anônimo said...

A devastação das florestas na Amazônia se continuar no mesmo ritmo dos últimos anos, trará um quadro irreversível de perda de biomassa vegetal e patrimônio genético. A tanto comentada biodiversidade.
Lembro que quando conversávamos lá na Terra Preta, o profe ratificava o fato de que as expectativas ambientais para o futuro da Floresta Amazônica não são tão boas quanto algumas entidades têm interesse em defender e que em 20 anos, aproximadamente , teremos um cenário de devastação na região.
Bah! Só em imaginar que aquilo que tive a oportunidade de admirar, como: igarapés, os rios, e as florestas estão se findando, é algo que as palavras não dão conta de expressar. E que esses problemas da poluição dos igarapés e rios de Manaus, as queimadas e o crescimento do desmatamento na floresta, são fatos já vividos por gerações antriores.
Projetos que amparem as reservas extrativistas e indígenas, podem ser de grande valia, porém, isso se a cultura índigena não for alcançada por grupos financeiros; uma vez que o interesse capitalista consegue liquidar com qualquer sentimento de "amor à camisa", ou nesse caso, amor ao solo e a vida em todas suas expressões. Se conseguirem permanecer incólumes, certamente terão papel essencial no total da preservação
Como "catequisar" pessoas na áreas de comando nacional de forma que desenvolvam e façam uma política de reaproveitamento de áreas desmatadas; áreas que estão aí como frutos de um tempo onde roubadores de espaço (apropriadores? malfeitores participantes do capitalismo irracional, que esfaimados, reduzem nosso cenário natural e belíssimo em mercadoria e capital fundiário. E nossos representantes nada fazem, permanecem estáticos enquanto o som das impiedosas motosserras, que atacam o tronco das árvores, abafam o gemido que elas proferem ao tombarem indefesas e já mortas.

 

Postar um comentário

<< Home

 View My Public Stats on MyBlogLog.com

Google Groups Participe do grupo Olhares do Cotidiano
E-mail:
Pesquisar o arquivo do grupo groups.google.com.br