Olhares do Cotidiano

25 de fevereiro de 2006

Amazonas... um poema pela vida


Destino de ser caminho
de ser barco e navegante
de ser leme e comandante
do seu próprio caminhar...

A beleza do poema fala por si mesmo......
Raízes Caboclas.
Paz e Saúde

Será um sinal....

Será um sinal.... Posted by Picasa

21 de fevereiro de 2006

"Somente onde há sepulturas há também ressurreições"


"Somente onde há sepulturas há também ressurreições" (Nietzsche)

Me digas com o que tu brincas e eu direi quem tu serás.......
Em nossos brinquedos certamente reside boa parte de nossos sonhos vindouros, eles nos ensinam que não existe nada mais sério que o ato de brincar, tu já viste quando uma criança brinca... Mas brinca de verdade, aquele grau de concentração, aquele envolvimento lúdico que permite que o céu e o inferno residam no mesmo instante.... Lá onde a imaginação reina e aprende-se que a estética é mais que nome complicado. Ainda brinco hoje!!! Adoro.

Pois bem..... penso que é um fenômeno que está se alastrando com muita rapidez, a passividade diante do universo lúdico. As nossas crianças não tem brincado; elas assistem as brincadeiras que outros "brincaram". A televisão e o videogame são bons exemplos disso. Um olhar vago e perdido, uma atenção que é desviada da vida autêntica para uma rotina pré-programada, pré-estabelecida, pré-sintonizada, onde o que reina de fato é a sugestão, a indução ( que o "deus" mercado sabe muito bem usufruir). Nossas crianças desde cedo são catequizadas na doutrina do consumo, nos joguinhos eletrônicos, etc. O objetivo geralmente é destruir e aniquilar, exterminar inimigos que assumem as feições geralmente do "diferente" - na américa latina são personagens traficantes, os do Oriente são terroristas e assim vai, a lista é interminável... Hoje é muito difícil "filtrar" as brincadeiras.... que de infantis nada têm.

Nosso cotidiano está repleto de beleza lúdica, imediata. Precisamos nos sensibilizar e sensibilizar as nossas crianças para os aspectos atrativos da vida, do humor, da alegria. Estamos criando verdadeiras sepulturas em nossos lares. Esse é um processo perfeitamente reversível.
Aprenda a brincar.... como? Brincando.

Construa brinquedos com seus filhos, com seus amigos... Te garanto que isso dá trabalho, aquele trabalho que só um brinquedo pode dar... É brincando que se aprende!!! Construa o universo dos seus sonhos... o que o impede? Tempo... hum sei... não vale reclamar depois quando "eles" não tiverem tempo de serem pessoas melhores... as vezes é tarde!!! Me lembrou o poeta agora:

"Vossa casa é vosso corpo ampliado... E dizei-me, povo de Orphalese, o que tendes guardado atrás dessas portas trancadas? Tendes paz, esse anseio tranquilo que revela vosso poder?
Tendes recordações, arcos lampejantes que ligam os topos da mente?
tendes a beleza, que leva o coração das coisas feitas de madeira e de pedra para a montanha sagrada?
Dizei-me tendes tais coisas em vossas casas?
Ou tendes apenas o conforto, e lascívia do conforto - essa coisa furtiva que entra em casa como convidado depois se torna hóspede e depois senhor?" Khalil Gibran

O importante em nossas brincadeiras, é que ampliemos nossos sonhos e formemos uma realidade compatível com os anseios da vida. Diga não as drogas, as verdadeiras drogas que começam a contaminar a alma cedo, as outras são só uma continuação dos brinquedos errados...

Paz e Saúde a todos.... Posted by Picasa

 View My Public Stats on MyBlogLog.com

Google Groups Participe do grupo Olhares do Cotidiano
E-mail:
Pesquisar o arquivo do grupo groups.google.com.br