Olhares do Cotidiano

13 de janeiro de 2006

Um pouco de Sombra

 Posted by Picasa

8 de janeiro de 2006

VALE A PENA SORRIR.....


Vale a pena sorrir...
Quase sempre estamos dispostos a nos defender.... do que?
De tudo; vivemos praticamente na defensiva, sentimo-nos agredidos pelo meio em que vivemos...
E nos esquecemos que enquanto nos defendemos da dureza da vida, deixamos de lado, os pequenos "grandes detalhes". Corremos atarefados nessa nossa jornada diária.. atrás do que? Do dinheiro; uns poderiam responder. Mas para que ele serve...
Não hoje o dinheiro não serve... ele é servido!!!
Ele absorve quase todo o nosso tempo e nossas ocupações e preocupações!!!
O dinheiro tornou-se o nosso escudo, o nosso berço afetivo. Com ele no bolso nos sentimos afagados na alma... dispostos as mais numerosas aventuras do espírito. Observei que ele têm realmente o poder de transformar as pessoas, mas em quê?
Me diga aquilo que tu adoras e eu te direi quem tu és....
Ora, se meus laços afetivos dependem do quanto tenho. O que posso esperar daquilo que realmente sou!!! Todas as potencialidades humanas estão reduzidas as questões do ter e não do Ser.
Somos freqüentemente questionados pelo que temos e não pelo que somos, não importa mais, pelo menos para uma grande maioria àquilo que poderíamos ser e sim aquilo que poderíamos ter. É fato que que os ´valores econômicos` transbordaram de sua esfera, de seu campo de ação e contaminaram as relações humanas naquilo que havia de essencial.
As relações mais básicas hoje são pautadas pela esfera do ter. Mas deveria ser assim?
Existe algo que possamos fazer para alterar o curso disso?
Se refletirmos um pouco veremos, que não é tão difícil quanto se supõe alterar o comportamento humano. Ninguém nasce honesto, torna-se honesto; ninguém nasce, enfim, virtuso. As virtudes, assim como, os vícios demandam tempo e dedicação.
Tem um antigo ditado que diz "o ser humano que não dedica pelo menos uma hora todo o dia consigo mesmo, não pode ser chamado de ser humano". É o que chamo de síndrome do domingo, quando as pessoas entram em contato um pouco consigo mesmas e....... sentem tédio!!! Simplesmente porque não cativaram ou não mantém contato com sua própria identidade. Desvelar a própria identidade, cultivá-la e lapidá-la, deveria ser o âmago da questão.
Essa fotinho aí de cima, foi tirada numa aldeia, no Amazonas, pouco se precisa dizer dos curumins da foto, ela fala quase tudo.... Lá não tem televisão, internet, carro....
Entretanto, quem experimentou isso pode afirmar com segurança, que a felicidade, não depende das "coisas". A felicidade é resultado da relação de nossa identidade com o mundo, com os seres, com o cosmos. A amorosidade cultiva-se e cativa-se, ela é uma força vigorosa que transpõe barreiras intelectuais, socias e econômicas, é a porta de abertura para a verdadeira experiência do outro, dos sentimentos e relações.
Continuo achando que vale a pena Sorrir, ainda que pareça difícil.
Como diz o poeta "Amar é mudar a alma de casa" Mario Quintana.
Paz e Felicidade a todos
Neste Blog, TODOS podem comentar sem serem membros!!!!!!!!

 View My Public Stats on MyBlogLog.com

Google Groups Participe do grupo Olhares do Cotidiano
E-mail:
Pesquisar o arquivo do grupo groups.google.com.br