Olhares do Cotidiano

3 de fevereiro de 2006

Rio Negro... o mesmo nome...nunca o mesmo rio...

 Posted by Picasa

Casas e homens... aqui todos sabem navegar.

 Posted by Picasa

Obrigado Rio Solimões....

 Posted by Picasa

2 de fevereiro de 2006

Sementes da Desilusão.



Baruch Spinoza tinha uma frase muito pertinente ao nosso tema:" Ponderava, portanto, interiormente se não seria possível chegar ao novo modo de vida, ou pelo menos à certeza a seu respeito, sem mudar a ordem e a conduta comum de minha existência, o que tentei muitas vezes,mas em vão. Com efeito, as coisas que ocorrem mais na vida e são tidas pelos homens como o supremo bem se resume, ao que se pode depreender de suas obras, nestas três: as riquezas, as honras e a concupiscência. Por elas a mente se vê tão distraída que de modo algum poderá pensar em qualquer outro bem."
(Tratado da Correção do Intelecto).


- Minha filha vá estudar para ser alguém na vida!!!
Quantas e quantas vezes nós já não nos deparamos com situações semelhantes a essa, a frase em si mesma está correta não? O que estaria errado então?

O conceito está errado!!!

Educação é um ato de criação, de extração das potencialidades das mais diversas gamas do horizonte do humano. É isso o que vemos hoje? Certamente que não; estamos diante de um verdadeiro massacre, que em nosso país vem se agravando com muita rapidez. Doutrinamos e destilamos a inveja, amestramos e não educamos, lógico com as raras exceções; apontamos como único caminho o que Spinoza acima chamava de supremo bem. O que poderíamos esperar me diga?

Com relação a frase é bom relembrar: - Nós já Somos!!! Desde nossa concepção já somos!!!

Desenvolvemos um sistema educacional e organizacional de nossa sociedade que é um verdadeiro semeador de dilusões. Milhões e milhões de crianças e jovens são inseridos nesse triturador de almas, devido a uma lógica perversa, serão milhões e milhões de adultos deprimidos e frustrados com o horizonte que lhes foi oferecido desde a infância.

Antes de degradarmos o meio em que vivemos, degradamos aquilo que somos, é só um reflexo!!! E para que? Esse é o mais triste dessa história. Porque não questionamos, não desenvolvemos em nossa sociedade aquele espírito crítico tão necessário e salutar para o nossa evolução nesse planeta. Não se trata aqui de apontar os responsáveis por esse trajetória maquiavélica, esses tolos também são vitímas do mesmo processo.

Existe uma palavra grega que se aplica aqui com precisão: Metanóia, que significa conversão, mudança de rumo! No sentido clássico da palavra, mudar de rumo está se tornando rapidamente nossa única e última opção, para que possamos recuperar, e isso estou certo, nosso destino grandioso; que ultrapassa em muito essa orientação mesquinha e insana. Estamos esfolando nosso habitat, massacrando bilhões de espíritos em torno de uma meta que é a mais sagaz das ilusões!

Se nós mudarmos nossa maneira de pensar certamente mudaremos nossa ação em nosso mundo, e em nossas relações com os outros. Mas como sempre isso envolve muito esforço e dedicação, o importante é que começemos a nossa Metanóia pessoal.

Paz e Saúde a todos....

 View My Public Stats on MyBlogLog.com

Google Groups Participe do grupo Olhares do Cotidiano
E-mail:
Pesquisar o arquivo do grupo groups.google.com.br