Olhares do Cotidiano

21 de janeiro de 2006

Moramos aqui...

Tá vendo... eu moro aqui... nessa ilha, no meio do rio Amazonas....
Esse escuro no meio é um lago, o maior lago fluvial do mundo......
Quem veio aqui, não se arrependeu.... rss Posted by Picasa

Em extinção....

Posted by Picasa

Prometo....


Que vou me esforçar mais.....
Para publicar os textos que já estão quase finalizados aqui....
Mas com essa paisagem fica difícil..... Posted by Picasa

17 de janeiro de 2006

O HOMEM PEREGRINO

O Homem Peregrino......

«CONHECE-TE A TI MESMO »


Eis aí a grande aventura humana, e nem poderia ser de outra forma; quanto mais o homem conhece a realidade e o mundo tanto mais adquire autoconsciência pessoal. A recomendação que estava esculpida nos umbrais do templo de Delfos, “Conhece-te a ti mesmo” não perdeu em nada seu vigor e urgência.

“Quem sou eu?”, “De onde viemos e para onde vamos?”, “Porque existe o mal?”, “Existirá vida após morte?”, estas perguntas encontram-se escritas nos anais de todas as civilizações. Nada mais cotidiano......

Encontramos diversas respostas à essas perguntas e formulamos diversas filosofias que orientaram tanto o Ocidente quanto o Oriente nas busca destes questionamentos.

Estas perguntas encontram-se nos escritos sagrados de Israel, mas aparecem também nos Vedas e no Avestá; achamo-lás tanto nos escritos de Confúcio e Lao-Tze, como na pregação de Tirtankarae de Buda; e assomam ainda quer nos poemas de Homero e nas tragédias de Eurípides e Sófocles, quer nos tratados filosóficos de Platão e Aristóteles. São questões que têm a sua fonte comum naquela exigência de sentido que, desde sempre, urge no coração do homem: da resposta a tais perguntas depende efetivamente a orientação que se imprime à existência.

Assim todos nós conscientes ou não tomamos parte dessa linda parte da história da humanidade: A BUSCA DA VERDADE........

Queiramos ou não somos todos de uma forma ou outra Sacerdotes da Verdade, ainda que não saibamos disso..... Essa é a parte trágica desta estória, como não poderia faltar em toda boa estória: o seu lado trágico!!!

Ciente, todavia de que cada verdade alcançada é apenas mais uma etapa rumo àquela verdade plena!!!

“Os conhecimentos fundamentais nascem da maravilha que nele suscita a contemplação da criação: o ser humano enche-se de encanto ao descobrir-se incluído no mundo e relacionado com outros seres semelhantes, com quem partilha o destino. Parte daqui o caminho que o levará, depois, à descoberta de horizontes de conhecimentos sempre novos. Sem tal assombro, o homem tornar-se-ia repetitivo e, pouco a pouco, incapaz de uma existência verdadeiramente pessoal.”

Não pretendo aqui escrever-lhes hoje um tratado de filosofia, quero somente propor um breve questionamento....

É nesse meu cotidiano vivido nas suas formas mais simples e corriqueiras que o deslumbramento deve ocorrer, é nessa minha encarnação, (aqui a palavra encarnação não tem traços de religiosidade, simplesmente quer dizer que sou um ser encarnado, i.e., vivo num corpo, e só.), é nessa minha exigência ontológica que pretendo satisfazer e responder a minha vida vivida no simples cotidiano...

Ótimo!!! Até aqui tudo bem?

Eis aqui o questionamento de hoje meus companheiros de peregrinação....

Eu que pergunto pela existência, por exemplo, “quem sou...?” , respondo de qual maneira?

Naturalmente começaríamos a predicar essa pergunta: “João é pai”, “João e trabalhador de tal coisa”, “João e filho de tal pessoa...”, assim por diante.

Tais predicações respondem quem João é?

Sim e Não!

Quando coisifico “João”, obtenho essas respostas todas muito coerentes no mundo da técnica; num mundo com uma orientação puramente funcional; mas nem passei perto da pergunta em seu sentido mais profundo e ontológico. Eu posso “olhar” para João de forma dissociada de fato; mas não respondo a pergunta de maneira fundamental. Aqui negamos o caráter trágico e transcendente do mundo pessoal.
Coisificar é responder a essa pergunta de maneira puramente funcional, como se “João” fosse uma máquina (uma coisa entre outras coisas).

Na esfera ontológica (do ser enquanto ser) que é o que nos interessa no momento não posso fazer isso!!!

O que nos define de fato são nossas EXIGÊNCIAS ONTOLÓGICAS!!!!

O que vem a ser isso?
Exigência ontológica, é uma necessidade e uma demanda para algum nível de coerência no cosmo e um pouco de compreensão de nosso lugar e papel dentro desta coerência. É a combinação de maravilha e desejo; não de entender o cosmo inteiro, mas entender algo do próprio lugar de nossa pessoa nisto. Não um desejo qualquer, mas um desejo por coerência, um “desejo interior” que não é redutível a algum estado psicológico, humor, ou atitude que uma pessoa tem.
Agora procure responder quem João é?
Talvez ele não saiba responder a tal pergunta quando colocada desta forma, e nós sabemos....? rss
O mundo em que vivemos com essa mentalidade de possuir e ter, é o mesmo que abafa em nós essa exigência ontológica. Mas tal exigência nunca se satisfaz pelo mundo da técnica e o mundo do ter...
Aquele que pergunta pelo Ser, já É...
Aquele que espera, já é Esperança....
Aquele que pergunta pela vida, é Vida...

Hoje fico por aqui.....
Muita Paz e Saúde para todos.....

Estatutos do Homem



Poeta Thiago de Mello.

Declamando o poema: Estatutos do Homem.

Raridade, imperdível.....


 View My Public Stats on MyBlogLog.com

Google Groups Participe do grupo Olhares do Cotidiano
E-mail:
Pesquisar o arquivo do grupo groups.google.com.br